"Mensagem do Dia"


Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Romanos 8:31



Ninguém!



A Paz do Senhor



Ev. Fabio Augusto

Estudos Biblicos


"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).



 A consciência não é um órgão físico que se pode ver, operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós.

De onde vem a consciência? Qual é sua finalidade? Quem a colocou em nós? De onde vem essa "voz interior"?

Existem as mais diferentes explicações e justificativas para a existência da consciência dentro de nós. Segue uma seleção de opiniões sobre essa "voz" misteriosa:

·       A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões (Bíblia de Estudos de Genebra).

·       A consciência é aquela voz interior que impele a pessoa a fazer o que ela considera correto (Charles Ryrie).

·       A consciência, segundo desígnio divino, deve ser o nervo central de nosso ser que reage ao valor moral intrínseco de nossos atos (Oswald Sanders).

·       Um índio descreveu figuradamente a consciência como sendo um triângulo em seu interior: "Quando cometo alguma injustiça, o triângulo se move, e isso dói".

Gostaria de definir a consciência como o "acusador" divino, pois ela nos acusa quando fazemos algo errado. Conforme a Bíblia, o Diabo é nosso acusador diante de Deus, mas Satanás não é onipresente, nem onisciente. Estou falando, porém, de outro "acusador", que é a consciência, sempre presente em nós.



A Bíblia menciona a consciência em diversas passagens, por exemplo: 



“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Pv 20:27).



"Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos..." (Jo 8.9).



"estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se" (Rm 2.15).



Através da consciência a Lei de Deus está inscrita em nossos corações.



A Finalidade da Consciência

Ela expõe nossa culpa diante de Deus e nos leva ao arrependimento e ao perdão.

AMADOS, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas muito francas. Nos últimos dias você assistiu ou leu coisas que deveria ter deixado de lado? Será que você esteve em lugares onde teria sido melhor não ter ido? Você teve comunhão com pessoas que deveria ter evitado? Você enganou alguém? Você ainda não fez alguma coisa que já deveria ter feito há muito tempo? Você andou mentindo de maneira consciente, por medo de perder alguma coisa ou com receio das conseqüências? Você não pagou uma dívida que está pendente há muito tempo? Você falou ou pensou alguma coisa acerca de alguém que teria sido melhor não falar ou pensar? Será que você preferiu fazer outras coisas ao invés de ir ao culto ou à reunião de oração? Sua consciência pesou?

Você sentiu-se desconfortável ao tentar responder alguma dessas perguntas? Então continue lendo. Esta mensagem é para você!

·         A consciência acusa: 

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. (Genesis 3:8)

Então disseram uns aos outros: na verdade somos culpados no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso nos vem esta ansiedade” (Gn 42: 21)

“Sucedeu, porém, que, depois sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul.”( I Sm 24:5)

"Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava" (Jo 8.9).

Todas as pessoas que acusavam a mulher adúltera perceberam que também eram culpadas pois suas consciências pesaram. A consciência sempre faz duas coisas: ela aproxima você de Jesus ou leva você para longe dEle. Ela conduz você para mais perto do Senhor ou obriga você a evitar Sua proximidade. Uma consciência pesada foi o que levou muitas pessoas a deixarem de ler a Bíblia, a evitar a comunhão com os irmãos, a se auto-justificar e a acusar os outros. Mas quem cede à sua consciência acusadora e se refugia junto a Jesus receberá o perdão!



“A consciência persegue e pesa.”



Alguém foi solicitado a desenhá-la. A pessoa desenhou um cavalo galopando, perseguido por vespas e abelhas. Embaixo, escreveu: "Frustra curris", que significa "Você corre em vão". Não conseguimos fugir da nossa consciência.



Um médico conta a história de um funcionário de um banco que o procurou em seu consultório apresentando sintomas de epilepsia. O paciente contou que se sentia inseguro, que suas pernas tremiam, que ele sempre tropeçava e que sentia muito medo de cair na rua. Os exames mostraram que ele era fisicamente saudável, mas o médico percebeu sintomas de agitação interior. Então disse francamente ao bancário que ele havia tirado dinheiro do caixa do banco. Apavorado, o funcionário concordou com a acusação. Mas disse que já havia reposto todo o dinheiro, porém continuava com muito medo de ver seu erro descoberto. Depois de um aconselhamento espiritual, onde ele confessou sua culpa e declarou-se disposto a assumir as conseqüências de seu ato, sentiu-se imediatamente aliviado e liberto de sua "epilepsia".



"Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio" (Sl 32.3-4).



Um estudioso da Bíblia, escreve sobre esses versículos: "O salmista fala de maneira muito franca de sua grande luta interior. Ele estava consciente de haver cometido diversos pecados graves, e sabia que somente uma confissão plena diante de Deus poderia libertá-lo de seu fardo. Mas ele não queria (ou não podia) confessar sua culpa. Gemia de remorso e não conseguia dormir. Acabou ficando doente, mas continuava lutando contra sua própria consciência que o acusava. Ele também relata a razão de todo esse mal-estar físico: a mão de Deus – a ira divina – não o deixava ter paz, fazendo-o padecer as torturas de uma consciência pesada. Milhares de pessoas já passaram e passam por essa experiência. A solução é tão simples:



"Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado" (Sl 32.5).

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (1Joao 1:9)NTLH

“Pois, se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o coração nos acusar, temos confiança diante de Deus.” I Jo 3: 20-21 – RA

Como Lidar Com a Consciência?

Deus colocou a consciência em nós fazendo-a funcionar como acusador e como canal através do qual Ele fala conosco. Mas a consciência pode ser manipulada e, em casos extremos, usada pelo próprio Diabo. Por isso é vitalmente importante sabermos a quem nossa consciência está sujeita e a quem ela é submissa. "Nossa consciência deve ser dominada unicamente por Jesus Cristo".

·         Existe a possibilidade de nossa consciência tornar-se insensível com o passar do tempo:

 "os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza" (Ef 4.19).



Quem persevera no pecado apesar de ouvir o clamor da própria consciência, quem se entrega ao pecado de maneira consciente e deliberada, com o tempo acabará tornando-se insensível. O índio canadense descreveu a consciência como sendo um triângulo em nosso interior que gira dolorosamente a cada vez que praticamos alguma injustiça. Mas ele acrescentou: "Se eu continuo a fazer o mal, o triângulo continua a girar até que suas arestas se gastam, e aí eu não sinto mais nada".

Pol Pot, o sanguinário ditador do Camboja, responsável pela morte de mais de dois milhões de pessoas em menos de três anos. Isso representa um terço da população do país. Na época bastava alguém usar óculos ou exercer uma profissão acadêmica para ser assassinado da maneira mais cruel. As pessoas foram aterrorizadas com deportações, internadas em campos de trabalhos forçados, sofreram lavagem cerebral e foram privadas de alimentação. Mas apesar de ter praticado todas essas crueldades, em uma entrevista de 1997 Pol Pot declarou que tinha "uma consciência limpa".

Como é terrivelmente triste ver alguém cuja consciência está cauterizada

Algum dia todas as pessoas estarão diante do Deus vivo e serão julgadas por Ele. O gravador interior de nossa alma, que tudo registra com minuciosa precisão, tocará a fita. Então todos os nossos atos, todos os pecados que cometemos, nossas omissões, todos os pensamentos e propósitos, nossa motivação e nossos desejos, tudo virá à luz.

Também é possível alguém ter uma consciência débil, sensível, deixando a pessoa confusa: "Acolhei ao que é débil na fé..." (Rm 14.1). "...e a consciência destes, por ser fraca..." (1 Co 8.7). Um hindu, por exemplo, fica com a consciência pesada quando mata uma vaca. Mas não se importa em sacrificar seus filhos nem se impressiona quando as viúvas são obrigadas a se lançar sobre as piras onde os corpos de seus falecidos maridos estão sendo cremados. A consciência se adapta às normas morais de seu ambiente.

Seria engraçado se não fosse tão sério. Estamos conscientes de que fizemos algo errado, pois uma voz em nosso interior nos diz isso de maneira clara. Mas imediatamente outra voz se faz ouvir, a voz, o advogado do mal. Sabemos o que ele mais gosta de nos dizer: "Não importa. Não leve as coisas tão a sério. Todo mundo faz isso. Ninguém viu nada. Não consegui agir de outra maneira. Foi só uma vez". (Genesis 3: 1 a 6 queda do Homem)

É dessa maneira ou com argumentos semelhantes que essa voz se faz ouvir. Ela tenta minimizar aquilo que realmente aconteceu, tenta torcer a verdade e mostrar que o erro não foi tão grande assim. Essa voz satânica contradiz a voz da consciência que tenta se manifestar.

Alguém disse que a consciência é "um sistema de alarme com mau contato". Por isso, a consciência precisa ser treinada. Ela precisa ser ensinada, precisa aprender a orientar-se pelas Escrituras, precisa ser dirigida pelo Espírito Santo. Nossa consciência deve ter por base o padrão de Jesus Cristo. Se ela não O tiver como parâmetro, será constantemente influenciada pelo mal, TORNADO TUDO RELATIVO, seguindo o lema: "Mas não foi tão grave assim. Quem leva as coisas tão a sério?"


Uma consciência, porém, que vive segundo o padrão de Jesus se comportará como a mulher que está ao volante do seu carro e, quando seu marido pede que ela ande mais depressa, responde que não vai exceder o limite de velocidade. Devemos treinar nossa consciência, exercitá-la para que não seja enganada ou seduzida: 

 "...com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo" (1 Pe 3.16).

·         Os apóstolos se empenhavam em manter uma boa consciência:



"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco" (2 Co 1.12).



·         Paulo exercitava e treinava sua consciência para que ela fosse pura diante de Deus e dos homens: 



“Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até o dia de hoje.” At 23: 1



"Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens" (At 24.16).



     Assim como um relógio deve ser acertado de tempos em tempos, nossa consciência precisa ajustar-se à Bíblia, para que possamos declarar:



"testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência" (Rm 9.1).



Temos o Testemunho de Uma Consciência Limpa?



       Também é possível deixar de ouvir a voz da consciência, como fizeram algumas pessoas acerca das quais a Escritura testemunha:  "tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (1 Tm 1.19).

       Você já ouviu a história do colono que tinha um cachorro que latia muito porque havia ladrões no pátio? Como o dono não queria ser perturbado em seu sono, tomou sua espingarda e, de tanta raiva, matou seu cachorro. No dia seguinte ele viu que os ladrões haviam carregado tudo o que ele possuía. Muitos "dão um tiro de espingarda na" sua consciência, negam-se a ouvir sua voz porque ela incomoda, pois ela fica advertindo e alertando constantemente. Mas um dia a pessoa se vê confrontada com o resultado dessa atitude e percebe que tudo está perdido, que naufragou na fé por ter deixado de ouvir sua própria consciência.

       A consciência também pode ser cauterizada: esta é uma característica típica dos tempos finais e um sinal de apostasia: 



 "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).

      

·         O contraste não poderia ser maior com o que Paulo escreveu na Primeira Carta a Timóteo:



"conservando o mistério da fé com a consciência limpa" (1 Tm 3.9).

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações...” Cl 3: 15

“Bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” Rm 14: 22

Como Adquiro Uma Consciência Limpa?

       Talvez Você se pergunta: "Como conseguirei ficar em paz novamente?" Em primeiro lugar, precisamos saber que o sangue de Jesus Cristo tem o poder de perdoar os nossos pecados e nos libertar da nossa consciência pesada: "Calculem como o sangue de Cristo, com muito maior certeza, transformará as nossas vidas e os nossos corações. O sacrifício dEle nos liberta da preocupação de ter de obedecer aos regulamentos antigos e nos faz desejar servir ao Deus vivente; pois, com a ajuda do eterno Espírito Santo, Cristo de bom grado entregou-Se a Deus para morrer pelos nossos pecados – Ele, que era perfeito, sem uma única falta ou pecado" (Hb 9.14, ABV).

É possível sermos libertos da nossa má consciência – mas somente pelo perdão de Cristo. Então poderemos voltar a servir ao Senhor com alegria.



"Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado" (Sl 32.5).



Mesmo que duvidemos dessa possibilidade, Deus entende e vem ao encontro de nossas dúvidas, pois Sua bondade é muito maior que a mais pesada consciência. Deus, para quem nada fica escondido, não vê apenas nossos erros mas também o sacrifício de Seu Filho, que nos traz o perdão. Jesus é nosso grande Advogado, que se coloca diante do promotor que está nos acusando e intercede por nós.



"E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável" (1 Jo 3.19-22).

      

"Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura" (Hb 10.22).

Pr. Fabio Augusto Moraes


 QUATRO CONSELHOS PARA UMA VIDA CRISTA SADIA.

...vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos...” 
 I Corintios 16:13

O mundo costuma afirmar que: “se conselho fosse bom, ninguém dava...mas vendia!!!”
Já a Palavra de Deus afirma que “...o que dá ouvidos ao conselho é sábio...” - Provérbios 12:15
No versículo de nosso devocional, o Apóstolo Paulo dá-nos quatro conselhos práticos para nossa vida cristã; seremos sábios se atentarmos para eles. 
 
  •  VIGIAI
Vigiar significa: estar alerta; tomar cuidado; acautelar-se. A Bíblia nos dá três razões pelas quais devemos vigiar:

· “...Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar...” (I Pedro 5:8)
· “...Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca...” (Mateus 26:41)
· “...Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem...” (Mateus 24:42-44)  
  • ESTAI FIRMES NA FÉ     
Ora...sem fé é impossível agradar a Deus! A fé é para o crente, a certeza de vitória! Para resistirmos ao diabo como também às tentações, devemos fortalecer a nossa fé: “...ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo...” (I Pedro 5:9) Como fortalecer nossa fé? “...a fé vem pelo ouvir...e ouvir a Palavra de Deus...” (Romanos 10:17)


  • PORTAI-VOS VARONILMENTE
Testemunho! Como é importante o nosso testemunho! “...Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;...” (Filipenses 1:27). Nossa vida falará mais que nossas palavras!

  • FORTALECEI-VOS
Aproveitando toda e qualquer situação de nossas vidas; quer sejam boas ou ruins, para fortalecimento de nosso espírito: “...E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer...” (I Pedro 5:10)

Que Deus te abençoe
 
O QUE É SALVAÇÃO – O QUE É GALARDÃO
O QUE É COROA

Texto Biblico - Hebreus 12:1 a 3

Muitos Cristãos vivem toda sua jornada nesta vida sem saber distinguir esse tema, sabendo que para cada um Deus preparou uma recompensa mediante a Salvaçao em Cristo Jesus. E cada recompensa conquistada é fruto de um esmerado trabalho cristão.
Tomemos como ponto departida a alavanca fundamental para a vida em Cristo.
 
SALVAÇÃO = significa libertação do pecado e de suas conseqüências.

Ela dará à luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo dos pecados deles. - Mateus 1:21
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. - Romanos 5:8
Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus - não de obras, para que ninguém se glorie. - Efésios 2:8-9
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. - Romanos 10:13
Mas a todos quantos o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. - João 1: 12-13
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16
GALARDAO = A palavra grega que encontramos no Novo Testamento para galardão é misthós, que significa salário (Romanos 4.4) ou recompensa (Mateus 5.46). Galardão, portanto, pode ser entendido como recompensas que os salvos receberão na glória porvir, de acordo com suas obras (2 Coríntios 5.10).
Podemos entender que existem várias categorias de galardões. A Bíblia os menciona em Mateus 10.41 através das expressões "galardão de profeta" e "galardão de justo" essa divisão em categorias. Entretanto ela não especifica quais são os galardões que pertencem a que categoria.

O Meu Galardão Depende do que Eu Faço para Cristo
Muitos crentes entrarão no céu, sem galardão. Alguns crentes entrarão no céu com mãos vazias, sem ter feito coisa alguma para o Senhor Todo-Poderoso.
1 Coríntios 3.8 - "Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho".
João 6:27 - Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.
Isaías 40.10 - Eis que o Senhor Deus vira com poder, e o seu braço dominara; eis que o seu galardão esta com ele, e diante dele a sua recompensa).
Não podemos negar que a Bíblia relata que existem os galardões. Também não podemos negar que receberão galardões todas as pessoas, ou receberão galardões considerados bons ou receberão galardões considerados ruins, sempre levando em conta suas atitudes. 2 Coríntios 5.10, Romanos 6:23, Apocalipse 20:12
COROAS = Indicam “prêmios/condecorações” recebidos por desempenhar determinadas tarefas. No mundo antigo, a coroa tinha mais significado do que hoje, (os Reis tinham suas coroas ornamentadas com pedras de diversas cores segundos seus feitos e reinos conquistados!). Mas em competições, por exemplo, o vencedor recebia uma coroa de louros ou depois de uma vitória em uma guerra, havia vários tipos de coroas para identificar o grau de envolvimento e a intensidade da vitória alcançada.
Por Exemplo = Bombeiros, Policiais, Soldados das Forças Armadas e outros

Existe até uma forma de classificar as COROAS, e como são alcançadas:
1.                  Coroa de Glória - 1Pedro 5.4
Esta coroa esta reservada para os fiéis servos do Senhor que trabalharam para Deus não por amor ao lucro, por vantagens pessoais, nem tampouco para exercer domínio sobre o rebanho; 1Pe 5.2,3. Esta Coroa está reservada para os que labutaram por amor a Deus e às almas perdidas, esforçando-se sem medida não cuidando dos seus próprios interesses.
A glória dessa coroa para os que a vierem possuir, será também a participação da glória, da majestade, do poder, dos atributos e da própria natureza de Jesus Cristo com graus variados de glórias, ou maior ou menor.
Verdade é que as coroas podem ser perdidas, como aprendemos em Apocalipse 3.11.
Aqueles a quem Deus destinar essa coroa de glória, receberão um serviço mais exaltado (1Ts 2.19,20; Fp 4.1; Dn 2.3; Pv 11.30).
2.                  Coroa incorruptível - 1Co 9.25
A coroa incorruptível é a que aponta para a vida eterna, incluindo as vantagens e perfeições como recompensa pela fidelidade dos crentes. É destinada aos que não se curvaram perante a carne e nem viveram segundo suas concupiscências, mas viveram para Cristo e no Espírito (Gl 6.8).
A coroa incorruptível vem a significar os mais elevados níveis de glorificação. Paulo exorta a Timóteo a tomar posse da vida eterna (1Tm 6.12), o que é o objetivo do bom combate. É a posse de uma vida imortal, para a qual nos dirigimos, e que não pode deixar de existir jamais.  (Jo 5.25; 1Co 15.53; Ap 2.10b).
3.                   Coroa da Justiça - 2Tm 4.8
O apóstolo Paulo aguardava esta coroa da justiça que lhe estava reservada. E será dada para os que amam e aguardam a vinda de Cristo. É uma coroa reservada para os que viveram uma vida de retidão neste mundo, por causa de um serviço fiel.
Amar a vinda é amar a volta de Jesus, o seu advento no rapto da Igreja, tanto para os que já dormiram no Senhor como esta esperança como para os que em vida terão seus corpos ressurretos nesse glorioso momento.
Amar a volta de Jesus pode sub-entender os seguintes pontos:
- o amor incondicional a Jesus Cristo, a quem agradamos em vida;
- o amor às coisas celestiais em contraste pelo que é terreno Jo 15.19;
- o amor que pode esperar uma recompensa pelos feitos em vida.
4.                   Coroa da vida - Tg 1.12
Ao vencedor da provação está reservada a coroa da vida (Tg 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam).
Ap 2.10. Ser testemunha de Jesus a tal ponto de estar pronto para morrer pela sua causa é uma condição daquele que estiverem consagrados inteiramente a Deus. É para o que estiver na condição de mártir.
Essa vida é uma vida eterna, uma vida de participação na própria espécie de vida divina, uma vida que os remidos do Senhor poderão participar.
CONCLUSÃO
Não haverá galardão, não haverá coroa, nada que consideramos bom se não nos preocuparmos primeiro com a Salvação. Haverá uma conseqüência, haverá galardão, de qualquer forma! Mas para recebermos esses que consideramos bons, só buscando a Salvação.
A obediência ao chamado do Senhor para sua vida é que indicará o galardão que você terá para receber. Mas a sua preocupação não deve ser em procurar por esses galardões. Eles são conseqüência de uma vida entregue nas mãos do Senhor. O único galardão que devemos buscar é o da Salvação em Cristo. Os outros virão como conseqüência de nossa vida de OBEDIÊNCIA E SERVIÇO ao Senhor. 

Pr. Fabio Augusto Moraes

Quando a nossa fé é provada

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo - 1 Pedro 1:7

Situações em que nossa Fe e Provada
1.      Quando estamos sozinhos
·         Pecado de Acã  - Josué 7:20 e 21
·         Adultério de Davi - II Samuel 11
·         A Mulher de Potifar e José - Genesis 39
Provérbios 15:3 - Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Lucas 12:2 - Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido
Hebreus 4:13 - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
2.      Quando nos doamos
O Cristao não é conhecido por aquilo que recebe,  o Cristão é conhecido pó aquilo que ele doa. ( Não é conhecido pelos dons, mas sim pelos frutos)
·         O que tenho que doar – Amor;
Mateus 5:44, - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem
Romanos 13 :8  - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei
·         O que tenho que doar – Perdão;
 Mateus 6:14, - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
·         O que tenho que doar – Misericórdia;
 Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
·         O que tenho que doar – Finanças; Seja para o próximo, Seja para o Reino de Deus
*Thiago 4:17 - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.
3.      Quando tudo vai bem
·         Jó diante de seu poder financeiro e de influencia, não deixou de honrar a Deus Jó 1:1, Jó 1:5
·         Daniel era uns dos 03 Presidentes que governada 40 províncias e estava sendo cogitado para ser o 1º Ministro (Imperador Daniel e o resto) e isso não influenciou o relacionamento com Deus. Daniel 6:10
·         Davi no seu auge, era muito rico, só a oferta pessoal de Davi para a construção do templo foi avaliada em 8 Bilhões – Salmo 27:4, Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.
4.      Quando nosso testemunho é verdadeiro
Não podemos ser Hipócritas (Fingido, Falso)
Vida de Paulo
·      Filipenses 1;19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo
·      Filipenses 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
·      Atos 19
5.      Quando priorizamos o Reino de Deus
Aquilo que priorizamos nós voltamos o nosso ser e a nossa atenção para aquilo que é prioridade
·         Quando priorizamos a Deus – Dependemos de Deu s
·         Quando priorizamos a Deus – Submetemos a Deus
·         Quando priorizamos a Deus – Reconhecemos que Deus tem o melhor par nossa vida
Mateus 6:33, - Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Romanos 14:17, - porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
1 Corintios 4:20 - Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.

RELIGIOSOS OU PARTICIPANTES DA GRAÇA – LUCAS 7:36-50



Nesse texto Jesus nos mostra a diferença que há na graça de Deus revelada em e através de Jesus Cristo e a religião sem graça.

O Apóstolo Paulo fala aos Romanos, no capítulo 3, a partir do versículo 21 sobre a justificação dos nossos pecados pela graça. No versículo 23 ele nos fala que todos pecaram e destituídos estávamos da glória de Deus, mas fomos justificados pela graça.

I – A GRAÇA NÃO DISCRIMINA

O texto que lemos diz claramente que a mulher era pecadora e Jesus sabia disso.

A religião discrimina: vv. 39 se este fosse um profeta, saberia quem ela é, sua procedência, sua condição de pecadora.

A graça alcança: Jesus conta uma parábola e mostra a graça de Deus.

II – A GRAÇA É ESCATOLÓGICA

Enquanto a religião é arqueológica, a graça é escatológica.

A religião aponta para o passado. Os fariseus estavam vendo o que aquela mulher havia feito de errado no passado, calculando todos os seus pecados, pesando todos os seus erros, somando todas as suas falhas e dizendo para ela: “pra você não tem mais jeito, não há quem pague a sua dívida”; e pela religião ela deveria carregar esse peso pelo resto de sua vida, sem experimentar a salvação.

A graça, no entanto, aponta para o futuro e as maravilhosas promessas de Deus. Jesus via o que a graça Deus e a obra do Espírito Santo poderiam fazer naquela vida.

III – A GRAÇA É BASEADA NA FÉ

Vv. 50 (Vai, a tua fé te salvou) –

A religião se baseia em méritos humanos, nas suas obras meritórias. Ao olhar para aquela mulher os fariseus pensavam: “esta não é digna de estar nessa casa, esta não é digna de salvação; ela não faz as orações que nós fazemos, ela não faz os jejuns que nós fazemos, ela não vai à sinagoga, não vai ao templo oferecer seu sacrifício”.

Ao proclamar a absolvição da mulher a única coisa que Jesus levou em conta foi a fé que aquela mulher demonstrou, com o seu ato de arrependimento, de humilhação e desprendimento.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Ef. 2.8

IV – A GRAÇA GERA O ARREPENDIMENTO E PRODUZ PAZ

A religião gera a culpa e o desespero. Os fariseus não admitiam que um pecador, ou uma pecadora pudessem ter uma nova vida, transformada. Para eles, uma pecadora deveria levar o jugo do pecado pelo resto de sua vida.

A mulher lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas. Aquele arrependimento era sincero, não era um arrependimento de palavras, mas um derramar da alma.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt.11:28-30



V – A GRAÇA GERA A GRATIDÃO E AMOR

A religião gera a crítica (se este fora profeta). Os fariseus por causa de sua religiosidade chegaram a condenar e a criticar a atitude de Jesus Cristo.

Aquela mulher, mesmo antes de Jesus ter pronunciado palavra alguma, já sentia o alívio do perdão, ela já havia sido alcançada pela graça de Deus, e então ungiu os pés de Jesus com um perfume precioso, lavou-os com suas lágrimas e enxugou com os seus cabelos.



CONCLUSÃO

Jesus foi muito mais duro com a religião do que com o pecador.

Jesus ama o pecador, a despeito de ele ser discriminado pela religião. 

A graça não discrimina porque ela não se baseia em nossos méritos pessoais

Nunca olhe para o que a pessoa é, olhe para o que Deus pode fazer na vida dela.

“PROSPERIDADE A LUZ DA BÍBLIA”

TEMA: “Verdades que envolve a prosperidade?”
TEXTO:Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a [prosperidade] do seu servo.
(Sl. 35.27; 122.27; Zc. 8.12)
 INTRODUÇÃO:
  • A Bíblia Sagrada, fonte de todo o saber nos orienta com clareza acerca de todas as perguntas e anseios;
  • Tornando-nos firmes em nossas convicções;
  • Deus promete prosperidade, tanto na vida espiritual como na vida material, se formos fieis a suas promessas.
  • Quando contribuímos com alegria para a obra de Deus; através dos nossos dízimos e ofertas, as bênçãos vem em todos os sentidos, tornando-nos prósperos e felizes.

I.         DEFINIÇÃO (O que é Prosperidade)

· Prosperidade no hebraico = TISSELEAH, ausência de necessidade.

· Prosperidade segundo o dicionário, é qualidade ou estado do que é próspero; felicidade; progresso; riqueza.

  • Prospero, significa propicio, favorável, ditoso afortunado.
  • Prosperar é ir em aumento, progredir, desenvolver .
  • Felicidade, é contentamento, ter bom êxito, ser bem sucedido ( 1Tm.6.8)
 II.     COMO OBTER A PROSPERIDADE
  • Andando na avenida chamada  FIDELIDADE.(Observância da fé jurada e devida; afeição dedicada e constante; que cumpre o que fala).(2Rs. 12.15; 2Cr. 19.9; Pv. 3.3)
  • Através da  OBEDIENCIA em devolvermos a Deus o que lhe pertence, isto é: Dízimos e Ofertas.(Ml. 3.10; Dt. 28.1,13,14; Lc. 6.38)
  • Semeando no Reino. ( Ec. 11.6; Gn.26.12; 2Cor. 9.6, 10)
 III.  COMO CONSERVAR A PROSPERIDADE 
  • Renovando cada dia a nossa aliança com Deus. (Dt. 29.9;Jos. 24.1,14; Sl. 61.8;
  • Cumprindo sem reserva o Voto feito. (Ec. 5.4,5; Pv. 20.25).
  • Entendendo que somos apenas um canal, tudo pertence a Deus. (2Cor. 4.7)
 CONCLUSÃO
  • Prosperidade, é uma constante na vida do crente.
  • Devemos apenas saber como a adquirir.
  • E como conserva-la para a glória de Deus.



É Impossível Servir Dois Senhores

 Leitura Bíblica  - Eclesiastes 2: 1 a 11 

Nos primeiros ensinamentos do Senhor Jesus aos que O seguiam, conhecido no meio Evangélico por Sermão da Montanha, Evangelho de Mateus 6.24, Ele disse a multidão:Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamon.
O Senhor Jesus declarara a existência de dois senhores, sendo impossível servir aos dois ao mesmo tempo. Mas que senhores são esses e como agem em nossa vida?
1.    Primeiramente Cristo refere-se ao Senhor Deus e Pai, Deus forte, Poderoso, infinitamente misericordioso, íntegro, santo, puro, o qual não nos deixa desamparado na angústia, e, pelo seu infinito amor ao homem, deu o seu único Filho a morrer em sacrifício numa cruz, para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.
2.    Jesus fala também de outro senhor, mamon que é o senhor da riqueza, da avareza, do dinheiro, da luxúria e do gozo da carne e dos prazeres deste mundo. Esse deus inspira o homem a ambição e avareza, e direciona o seu coração apenas para as coisas materiais, terrenas e malignas, as quais Deus abomina.
Você já avaliou o poder destruidor desse deus chamado mamon? Quem é mamon, senão o próprio satanás?
Na tentação de Jesus no deserto a palavra do Senhor relata:
Mateus 4.1-11: Novamente, O transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
Satanás tentou induzir Jesus ao pecado oferecendo-lhe todo o reino deste mundo e a sua glória, se por Ele fosse adorado. Satanás propõe a Jesus a adoração a mamon, uma astuciosa cilada, mas foi repreendido, porque está escrito, que somente Deus é digno de adoração, honra e glória.  Deus é Espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em Verdade, observe:
João 4.23, 24: Disse Jesus: Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Lamentavelmente, hoje muitas igrejas têm mamon como deus. Muitos pregadores afirmam decisivamente que a fidelidade nos dízimos e ofertas é uma adoração a Deus, confrontando a palavra de Jesus, o qual disse: Os verdadeiros adoradores o adorarão em Espírito e em Verdade.
 A grande preocupação do homem hoje é alcançar a prosperidade material a qualquer custo, e muitos pregadores impulsionam os fieis para isso, induzindo-os ao pecado pela avareza as coisas terrena.
Mas o que é prosperidade e como buscá-la?
Prosperidade é o provimento das nossas necessidades, é granjear o essencial para o cotidiano. E a busca da prosperidade para os que confiam no Senhor está descrita no Evangelho de Mateus 6.25- 34, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.
Isto não quer dizer absolutamente que para sermos prósperos precisamos amontoar riquezas. 
As prosperidades terrenas são pequenas, inúteis e vãs diante da grandeza da Glória do Reino de Deus e a oferta da vida eterna. Jesus Cristo renunciou toda riqueza deste mundo para viver humildemente. A começar, pelo seu nascimento numa estrebaria, sendo enrolado em panos foi colocado numa manjedoura (cocho para alimentar animais), e trabalhou como operário (carpinteiro) até assumir o sacerdócio.
O Senhor exorta a sua igreja sobre o perigo da busca desenfreada pelos bens materiais, esse desejo não vem de Deus e é por Ele, abominável, porque na palavra está escrito:
I Coríntios 15.19 - Se esperamos em Cristo só para as coisas deste mundo somos os mais miseráveis de todos os homens.
Romanos 14:16 - Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes
I Timóteo 6:8 - Tendo, porém sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contente.
O AMOR DO DINHEIRO
I Timóteo 6:9-19, afirma que os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muita concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e na ruína.  Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
Mateus 6.19-21 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.   Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
AS RIQUEZAS SÃO VAIDADE E AFLIÇÃO DE ESPÍRITO
No livro dos Eclesiastes 2:1 a 11
Salomão, filho de Davi, teve um reinado glorioso sobre Israel, porque Deus havia lhe dado mais sabedoria do que a todos os homens. Deu-lhe também poder e riqueza como a nenhum outro sobre a terra. Diante de tanto privilégio vindo de Deus, ao fim de tudo, Salomão chegou à triste e verdadeira conclusão que apesar da sua imensurável riqueza, sabedoria e deleite sobre o que de melhor o mundo pode lhe ofertar, isso não fora suficiente para produzir fruto digno de alegria para saciar a sua alma.
Tudo não passou de vaidade e aflição de espírito.  Clamorosamente lamentou Salomão dizendo: 
Eclesiastes 2: 10 e 11 - Amontoei para mim prata, e ouro, e jóias dos reis da terra, engrandeci-me e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim, em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria, nem privei o meu coração de alegria alguma; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
Apesar do poderio social, econômico e sabedoria do rei Salomão, hoje somos muito mais próspero do que ele.  Não no ouro, ou na prata ou na sapiência humana, mas somos fartos pela consolação do Espírito Santo, pela grandeza da  Graça do Senhor Jesus que há em nós, pela aspersão do seu precioso sangue, e a oferta da vida eterna.
Salomão lamentou porque não pode ceifar o fruto da sua prosperidade, ele possuía abundância de todos os bens que se possa imaginar sobre a terra, mas faltava-lhe o essencial, a Graça do Senhor Jesus.  Não havia consistência na sua prosperidade, a sua alma era vazia porque lhe faltava o essencial, havia ausência do Espírito Santo de Deus na sua vida.
E nessa incoerência, muitos irmãos estão buscando aquilo que Salomão, com clamor, afirmou que era e continua sendo, vaidade e aflição de espírito. Estão abandonando a graça pela busca desesperada à prosperidade material.
Nós não temos ouro nem prata, mas temos as virtudes do Espírito Santo de Deus.
Salmos 37:3 a 7.     
Mateus 13.16, 17 - Bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.  Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Vivendo no Tempo da Longaminidade de Deus - II Pedro 3:9

Longaminidade = Generosidade =Bondade
Introdução: Pedro na sua 1ª Epistola (carta) trata dos perigos fora da Igreja que um grupo de irmãos estava passando, isto é, lutas, provas, sofrimentos e outros; Pedro procura encorajá-los com palavras de esperança e de fortalecimento há permanecerem firmes.
Porem na 2ª Epistola o Apostolo fala sobre os perigos dentro da Igreja, falsas doutrinas, falsos mestres e heresias (Doutrina religiosa condenada por esta como contrária aos seus dogmas= sã doutrina) que ameaçavam a Igreja de Cristo.
1- O SENHOR NÃO RETARDA SUA PROMESSA
· Quando Deus Promete = Ele cumpre com sua Palavra e não há limites para sua Palavra
Nm. 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo dito Ele não o fará ou tendo falado não realizará.
· Quando Deus Promete = O tempo é Dele, a Hora é Dele, a promessa é Dele, Tudo é Dele.
Ec. 3:1 – Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
· Quando Deus Promete = Ele não é afetado pelos sentimento de preocupações ou indiferenças.
Is. 55:8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem meus caminhos os vossos caminhos diz o Senhor
2- AINDA QUE ALGUNS A TÊM POR TARDIA
· No pensamento do homem – As coisas têm que ser imediatas, e quando não acontece no nosso tempo – Quebramos alianças e pactos na nossa precipitação.
Gn. 16:2 – Sara mulher de Abrão, acusa Deus por sua esterilidade e assim tomou suas próprias medidas, que lhe trouxe muitos transtornos.
II Samuel 5:4 e 5 – Davi foi diferente tinha 15 a 17 quando foi ungido a rei por Samuel, porem 13 anos depois assumiu o trono de Israel.
· No pensamento do homem – As coisas tem que ser do nosso jeito, e quando isso não acontece – Somos infiéis.
Mt. 19:16 a 22 – E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
3- ELE É LONGÂNIMO PARA CONVOSCO
· Deus é generoso para conosco – Sua bondade não tem fim e nos traz vida
Lamentações 3:22 e 23 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
4-NÃO QUERENDO NINGUÉM SE PERCA SENÃO QUE TOS VENHAM A ARREPENDER-SE
Mc 13:20 – E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.
II Crônicas 7:14 – E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

“VENCENDO AS TENTAÇÕES”


“Quando vem à tentação, o que fazer?”
TEXTO:         
Mt. 26.41 -Vigiai e orai para que não entreis em tentação”. 
1Cor. 10.13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
2Ped. 2.9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

INTRODUÇÃO:
  • Todo o cristão esta sujeito a tentação.
  • Ela vira sobre a nossa vida mais cedo ou mais tarde.
  • A bíblia deixa para nós vários exemplos de como vencê-las.
  • Primeiro precisamos definir, entender o que é tentação, para depois traçar o meio de vencê-la.

DEFINIÇÃO:
Tentação segundo o dicionário = é indução para o mal por sugestão do diabo ou da sensualidade. Ato ou efeito de tentar, desejo veemente, provocação. Tentar é empregar meios para obter algo desejado. Por a prova, experimentar, causar desejo. Resumindo, tentação são coisas que vem para roubar o tempo do servo de Deus, com objetivo de tirá-lo do alvo principal. A Vida Eterna em Cristo Jesus

I.          O QUE NOS LEVA A SER TENTADO. (COMO VEM A TENTAÇÃO)

 Olhos – Vêem Mt. 6.22,23 

Coração – Deseja Pv. 4.23; Ecl. 8.11 

Mente – Planeja Sl. 7.9; Rm. 12.2; Fp. 4.7

Exemplos: Eva. Gn. 3.6; Gn. 13.10,11; Aça Jos. 7.21; Davi 2Sm. 11.2

II.       QUAIS SÃO AS POSSIVEIS TENTAÇÕES

  • Riquezas  - 1Tm. 6.9; Jos. 7.21; Pv. 13.7; 22.1
  • Fama, Renome, Glória, Opinião Publica
    • Não há nenhum mal em ser famoso (Ec. 7.1; Mt. 4.24) o mal  é não saber conviver com fama. Ex: João Batista – Importa que Ele cresça...
  • Posição/ambição Mundana – Pv. 25.6,7, 27
    • Lúcifer – Is. 14.13,14
    • Filhos de Zebedeu – Mc. 10.35-37
  • Orgulho/vaidade
  • Sexo oposto. Ex. Davi e Bate-Seba

III.     COMO VENCE-LAS 

  • Tomando Exemplo de Jesus – Orando e Consagrando a Vida – Mt.4:2,
  • Tomando Exemplo de José – Abstendo-se de toda aparência do mal – I Tessal. 5:22 - NVI = “Evitem todo tipo de mal”.
  • Vigiando em todo o tempo. – Mat. 26:41
  • Orando sem cessar. – I Tess. 5:17 = Orar em todo tempo. NVI
  • Resistindo-a no nome de Jesus.  Tiago 4:7
 CONCLUSÃO
  • Tomamos consciência de que a tentação existe, e que ninguém esta imune dela.
  • Conhecemos algumas possibilidades da tentação
  • Mas que tomando o exemplo da Bíblia podemos vencê-la
II Tess. 3:3 - Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno.
  
CRESCIMENTO IDEAL NA VIDA CRISTÃ


Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2 Pedro 3:18

Marcas de um Crente maduro:

·        Maturidade Espiritual:
1.       1:1  - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.
2.       1:4 e 5 - E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. 5Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
3.       42:7 a 9 - Sucedeu, pois, que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. 9Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.
4.       42:10 - E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.

·        Fé Inabalável:
1.       2 Corintios 12:10
v.10 - Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. RC
v.10 - Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. NTLH 
2.   Filipenses 4:12 e 13
v.12 - Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
v.13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece. RC

v.12 - Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.
v.13 - Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. NTLH
 3. Filipenses 4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
 
ADONI-BEZEQUE - UM HOMEM SEM IDENTIDADE
  "E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens. E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus. Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés. Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali." (Juízes 1:4-7)


Nós poderíamos extrair do texto da Palavra de Deus em Juízes 1:4-7 uma grande lição concernente à Justiça de Deus ou amor ao próximo. Nunca deveríamos desejar ou fazer ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos.
O próprio Adoni-Bezeque reconhece no versículo 7: “...assim como eu fiz, assim Deus me pagou...”
Mas, o que na realidade nos chama a atenção, foi a forma como este homem, rei cananeu de Bezeque veio a se tornar um homem sem identidade, pois ele perdeu as suas digitais.
Adoni-Bezeque devia ser conhecido em todo o mundo daquela época. Cada cidade conquistada por ele era saqueada e como prova de seu poderio e crueldade recebia a sua marca registrada: o rei da cidade era humilhado e, provavelmente, diante de todo o povo tinha os seus dedos polegares das mãos e dos pés mutilados. Homem cruel, homem perverso!
Mas um certo dia Adoni-Bezeque conheceu o reverso da moeda. Ele conheceu a justiça de Deus! Da mesma forma que ele fizera, com setenta reis inimigos, Judá lhe fez: cortou seus dedos polegares das mãos e dos pés.
O opressor estava oprimido! O mutilador estava mutilado!
Quero chamar a sua atenção para o fato de que Deus nos dotou de individualidade. Cada um de nós somos um ser único neste mundo; por mais parecidos que dois irmãos gêmeos possam ser, há algo que os diferencia: as suas impressões digitais.
Todos nós quando retiramos o nosso Documento de Identidade (R.G.) deixamos registrados, em nosso prontuário, nossas impressões digitais que serão a nossa identificação civil e criminal.
Vocês se lembram de Jorgina de Freitas, a “famosa” fraudadora do INSS? Morava tranqüilamente na Costa Rica, com uma nova identidade e um novo rosto totalmente “plastificado”, mas, suas impressões digitais a condenaram. Ela era ela mesmo!!!
Quero transportar esta situação real, pela qual Adoni-Bezeque passou, para o âmbito espiritual. Quando aceitamos a Cristo como salvador pessoal, nos tornamos novas criaturas em Cristo (II Co 5:17) “...se alguém está em Cristo, nova criatura é..." Ganhamos uma nova identidade em Cristo, uma identidade espiritual.
Mas, hoje existem muitos filhos de Deus que, tal qual Adoni-Bezeque, perdem suas digitais, sua identidade; deixam que o inimigo corte-lhe os dedos dos pés e das mãos, ou seja, vivem no mundo totalmente alheios à sua incumbência de identificarem-se como sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13,14) “...vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?...vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte...”, como verdadeiros Filhos de Deus (Fp 2:15) “...para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo...”
Muitos não honram sua identidade, sua posição e iniciam um processo de degradação na vida espiritual que pode culminar com a sua completa perda de identidade.
Imaginemos como o inimigo age em nossas vidas, procurando cortar nossos dedos espirituais, ou seja, acabando com nossa identidade espiritual. 


PRIMEIRO DEDO: ORAÇÃO
Cresci ouvindo de meu pastor a seguinte frase: “A oração é a alavanca que impulsiona a nossa vida para as vitórias”. E, sem sombra de dúvidas, é uma realidade.
Nós vemos isso manifesto nos grandes homens de Deus, como por exemplo Daniel que mesmo debaixo de um decreto real que impedia a oração à Deus, orava três vezes ao dia (Dn 6:10) “...e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus...”E porque não citar o nosso maior exemplo: Jesus, que mesmo sendo o Filho de Deus, mantinha íntima comunhão com o Pai e todos os dias de manhã bem cedo orava?( Mc 1:35) “...levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava...” O desejo de Deus para nossas vidas é que oremos sem cessar (I Ts 5:17) “...Orai sem cessar...”A oração é a “respiração da alma (sic)”é a nossa linha direta com Deus; por isso, quando negligenciamos a vida de oração, começamos a decair na vida espiritual. Não oramos antes nem depois das decisões e perdemos completamente a comunhão com o Pai Celeste. Se deixarmos isso acontecer, quando menos esperamos, perdemos a nossa primeira digital: a oração.
Isso culminará em um caminho aberto para a queda e perda de toda nossa identidade.
Sem vida de oração, o crente se encaminha para perder o seu segundo dedo.
SEGUNDO DEDO: DEVOCIONAL (leitura da Palavra)
Grandes homens de Deus nos ensinam sobre a importância da vida devocional, da leitura da Palavra de Deus. Paulo exorta Timóteo a persistir na leitura da Palavra. (I Tm 4:13)“...persiste em ler...”Lendo a Palavra de Deus e guardando-a em nosso coração, vamos evitar o pecado (Sl 119:11) “...escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti...”
A Palavra de Deus tem o poder Divino de penetrar os corações, sondá-los e revelar os pecados ocultos nos corrigindo e nos instruindo (II Tm 3:16)“...Toda a Escritura é Divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça...”Sem ler a Bíblia, sem ter as leis de Deus no coração, o homem perde dois dedos, duas digitais e parte rumo a perda do terceiro dedo que é a falta de comunhão.
TERCEIRO DEDO: COMUNHÃO
Sem vida de oração e de leitura, o crente perde o ânimo, não busca mais orientação em Deus, não tem a direção da Palavra e não tem mais desejo de ter comunhão; nem com o Pai e nem com os irmãos (Sl 84:10 e 122:1)“...porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil...alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor...”Este desejo intenso de estar na casa de Deus desaparece pois o prazer de estar em comunhão dá lugar a uma apatia em estar em um ambiente onde todos buscam e falam sobre Deus.
Já não liam mais a Bíblia, agora sequer ouvem. Não ouvindo, partem para o quarto passo: perdem a fé
QUARTO DEDO: FÉ
A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17)“...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus...”Desiludidos completamente, sem orar, sem ler, sem ouvir e sem fé, o homem torna-se presa fácil do inimigo, entregando-se ao mundo. O crente passa a duvidar das promessas e da provisão de Deus, passando a agir pelo impulso e pela carne. Isso o levará à completa perda de identidade, pois o crente perde o último dedo: o dedo do testemunho
QUINTO DEDO: TESTEMUNHO
Deixam de resplandecer a luz de Cristo. O crente chega na triste situação de perder toda a sua identidade espiritual, mistura-se na multidão, deixa-se levar pelo curso deste mundo.
Por isso, o Apóstolo Paulo nos diz em I Co 11:30: “...há muitos fracos e doentes e muitos que já dormem...”
Vamos aprender com a história de Adoni-Bezeque e lutemos para não deixar que o inimigo corte nossos dedos e venhamos a perder nossos galardões (II Jo 8):“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão”
Conclusão:
Como vimos, a forma de desmoralização e perda de identidade consistia em cortar os dedos polegares... por isso, devemos ficar alertas, porque nosso inimigo desejará cortar não somente nossos polegares "espirituais", mas sim todos os dedos. Mas tudo começa com o primeiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário